Essa condição está associada a diversos problemas que prejudicam a qualidade de vida do paciente a curto e a longo prazo, confira:
- 
Infecções severas que quando não tratadas podem se disseminar pela corrente sanguínea, atingindo outras partes do organismo (exemplo endocardite bacteriana)
 - 
Cáries
 - 
Doenças periodontais
 - 
Formação de cistos ou tumores na gengiva ou nos ossos ao redor do dente incluso, tumores esses que podem ser bem destrutivos e são assintomáticos
 - 
Causam apinhamento dos outros dentes
 - 
Reabsorção das raízes dos dentes adjacentes
 

Tratamentos
- 
O tempo normal de erupção for excedido
 - 
Não houver espaço suficiente para a erupção do dente
 - 
Retenção prolongada de dentes decíduos (de leite)
 - 
Para confirmar o diagnóstico, são usados métodos de imagem, que podem confirmar a impactação
 
Como é feito para retirar um dente incluso?
Perguntas e Respostas Sobre: Complicações e tratamentos de dentes inclusos
Quais são as complicações associadas aos dentes inclusos?
Os dentes inclusos podem causar infecções severas, cáries, doenças periodontais, formação de cistos ou tumores na gengiva ou ossos ao redor, apinhamento dos outros dentes e reabsorção das raízes dos dentes adjacentes.
Como é feito o tratamento para dentes inclusos?
O tratamento envolve, frequentemente, um planejamento interdisciplinar. A escolha do procedimento cirúrgico depende da idade do paciente e exames clínicos e de imagens. Durante uma consulta ao dentista, métodos de imagem são usados para confirmar o diagnóstico.
Quando se suspeita da impactação de um dente permanente?
O dentista suspeita da impactação quando o tempo de erupção é excedido, não há espaço suficiente para a erupção do dente ou há retenção prolongada de dentes decíduos. Métodos de imagem são usados para confirmar o diagnóstico.
Como é realizada a remoção de um dente incluso?
A remoção cirúrgica é comum para os cisos. O tratamento de tração pós-cirurgia é utilizado para expor o dente, frequentemente associado a outros elementos dentários, com um planejamento interdisciplinar envolvendo a ortodontia.
Qual é a importância do planejamento interdisciplinar no tratamento de dentes inclusos?
O planejamento interdisciplinar é crucial, pois ajuda na escolha do procedimento cirúrgico adequado, considerando a idade do paciente e os exames clínicos e de imagens. Essa abordagem integrada é fundamental para o sucesso do tratamento dos dentes inclusos.
Brasil | Rio de Janeiro | Centro RJ